sexta-feira, 25 de março de 2011

Governadora cancela consórcio e muda formato da interiorização do SAMU (192)

RN: Expansão do Samu começa por Assu

ambulancias paradas no pátio do samu em natal
O Governo do Estado já está montando o novo modelo para interiorização dos serviços do Samu. Os primeiros detalhes do projeto foi dado ontem, à TRIBUNA DO NORTE, pela governadora Rosalba Ciarlini, durante visita ao Hospital José Pedro Bezerra, o Santa Catarina.

Segundo ela, o governo já tem o projeto pronto, mas não será fácil tirar do papel, especialmente por causa da falta de pessoal. “Vamos partir tanto do Samu Metropolitano, quanto do que já existe em Mossoró, que são duas bases de regulação. Porque é preciso ter a base de regulação para que possa fazer as bases avançadas”, disse.

Pelo novo projeto, o Samu Metropolitano – que cobre hoje nove municípios - chegará a municípios como Goianinha, Tibau do Sul, Praia de Pipa. Já o de Mossoró, se estenderá ao Vale do Açu e ao Alto Oeste. “A do Vale do Açu, que é uma região que já está mais estruturada, provavelmente será a primeira atendida, como um piloto dessa nova experiência”, adiantou.

Segundo Rosalba, serão utilizadas pessoas que possam, porventura, ser deslocadas de alguns setores, porque o Estado está sem condições de contratar. Os próprios municípios que irão receber o Samu também deverão ceder pessoal. “Agora, na hora que você estrutura um Samu, você tem de ter também para onde as pessoas serem encaminhadas. Por exemplo, no Vale amanhã (hoje) estaremos lá para a unidade de pronto atendimento ser inaugurada (em Assu), tendo como referência o Tarcísio Maia, no qual também estamos investindo, para desafogar o Walfredo Gurgel e outras unidades”, explicou.

Cancelamento

O convênio entre o Governo do Estado e o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde (Copis-RN) para interiorização do Samu foi cancelado após parecer da Procuradoria Geral do Estado no último dia 1º de março. Assinado em julho de 2010, o contrato previa investimentos da ordem de R$ 12 milhões para um período de seis meses (60% viriam do estado e 40% das prefeituras), dos quais foram repassados apenas R$ 300 mil até dezembro. Agora, o Governo do Estado está formulando um novo projeto.

Novas Ambulâncias

Parte das ambulâncias enviadas pelo Ministério da Saúde para a expansão do Samu no interior do Rio Grande do Norte, e que estavam paradas em um galpão da capital há sete meses, estão sendo utilizadas para substituir as atuais ambulâncias do Samu Metropolitano, que atende às cidades da Região Metropolitana de Natal. Dos 30 veículos novos, 14 são usados com esse objetivo. As demais e outras ambulâncias que ainda vão chegar terão de aguardar uma definição sobre como o serviço será expandido. Dos 30 carros, 24 foram entregues pelo presidente Lula, em sua vinda a Natal em junho de 2010. Atualmente, o SAMU alcança apenas 10 municípios dos 167 do estado. A meta, era que já em dezembro do ano passado, o serviço estivesse em todos os 167 municípios.

Crítica

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, Benes Leocádio, criticou o encerramento do convênio unilateral da Secretaria Estadual de Saúde com o Consórcio dos Municípios do Interior, o que garantiria serviços de saúde em cidades pólo. “Essa foi uma decisão unilateral. É preocupante”, comentou na época. (Tribuna do Norte)
 
Minha opinião:
 
Podemos ver que todos os governos são iguais quando o assunto é da continuação aos projetos dos antecessores.  Rosalba não poderia ser diferente.  Um consórcio feito em parceria com os municípios para a interiorização do SAMU  no estado foi de água baixo.  A governadora derruba o projeto do ex governador Iberê, alegando que o estado não tem recursos para da continuidade ao consórcio, mas, ela mesma fala em um novo formato. Nesse empurra, empurra,  quem acaba sendo prejudicado  é a propria população que deixa de ser atendido com os serviços  de urgencia, hoje visto somente na capital e região metropolitana e mossoró. Uma outra parcela de prejudicados são os profissionais que gastaram os olhos da cara em cursos, reciclagem e aperfeiçoamento para poder participar do certame. Foram  muitas as  expectativas desses profissionais acreditando que iriam ser chamados para trabalhar. Resta  agora saber como a governadora vai fazer para cobrir os prejuízos dos mesmos já  que se sentem lesados nessa história. O governo poderia aproveitar esses profissionais para o novo formato do SAMU, já que todo o pessoal do concurso está habilitado para fazer qualquer procedimento de urgência e emergência.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Japão refaz estrada 6 dias depois do terremoto

 



Uma verdadeira lição de perseverança, organização e cuidado nos dá o Japão, mesmo depois da imensurável tragédia causada pelo terremoto e posterior tsunami que destruiu boa parte do nordeste do país. Alguém aí lembra da famosa estrada partida no meio, na longitudinal, e que para nós demoraria 1 ano para eles arrumarem? Pois o trecho foi todo reconstruído em 6 (!!) dias.

Nem venham dizer que é montagem, pois isso tem nome e sobrenome: tecnologia e competência. E organização também, pois como a ajuda pode chegar nos locais atingidos sem uma via de acesso decente? O trecho de 150 metros da rodovia ligando Naka a Tóquio já está em perfeitas confdções de rodagem, como mostram as fotos de antes e depois da tragédia:
Só penso o que aconteceria no Brasil se um terremoto fizesse um estrago desses. Com a (in)competência e inteligência das nossas autoridades, voltaríamos à era medieval, pois a nós só restariam trilhas off-road.

domingo, 20 de março de 2011

SERVIÇOS DO SAMU NA REGIÃO OESTE COMEÇARÁ EM NO MAXIMO SESSENTA DIAS

Em recente visita ao hospital Tarcisio Maia em Mossoro, a governadora Rosalba Ciarline, reforçou o compromisso de regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Segundo ela, mais 14 ambulâncias já estão prontas para funcionar. As novas ambulâncias já estão emplacadas e, agora, falta só a finalização das parcerias com os municípios para que os transportes comecem a ser distribuídos. A previsão é que em sessenta dias as ambulâncias estejam circulando "Iremos tornar o Samu um equipamento regional. Isso por que temos estudos que comprovam que quando as pessoas recebem atendimento adequado no primeiro momento do problema, a probabilidade de salvar aquela vida é muito maior. As ambulâncias já estão a disposição da secretaria de saúde e, no mais breve intervalo de tempo estará sendo utilizado pela população da região oeste", informou.

FONTE: CORREIO DA TARDE

MINHA OPINIÃO:

Vamos torcer que os municípios agora cumpram com a sua parcela, pois se sabe, que tem muitos prefeitos(a) querendo desistir do consórcio, por quer achavam que era do jeito que eles queriam. Ou seja, eles mandavam e desmandavam. Errou féio.

Rosalba anuncia investimentos na regionalização dos hospitais

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou ontem melhorias para a saúde do estado. As declarações foram feitas durante uma visita às dependências do Hospital Regional Tarcísio Maia.

Acompanhada do secretário de saúde do estado, Domício Arruda, a governadora, disse que além do fortalecimento e reestruturação dos hospitais regionais, já existem recursos disponíveis para as reformas dos hospitais Rafael Fernandes, Tarcísio Maia e do Hemocentro.

"Entendemos que a solução para tirar a nossa saúde da situação que se encontra, é dando condições para que os hospitais regionais do estado passem a funcionar dignamente, permitindo um melhor funcionamento dos grandes hospitais, como é o caso Tarcísio Maia", disse a governadora.

Segundo informou, a reforma estrutural do HRTM deve custar 1 milhão e 600 mil reais e beneficiará a estrutura física e a climatização de todo o prédio. "Estamos vindo aqui para dizer ao povo que estamos determinados a fazer a saúde do nosso estado melhorar. Sei que isso não acontece do dia para a noite, mas a minha confiança é que vamos superar todos esses obstáculos", declarou.

A governadora reforçou ainda o compromisso de regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Segundo ela, mais 14 ambulâncias já estão prontas para funcionar. As novas ambulâncias já estão emplacadas e, agora, falta só a finalização das parcerias com os municípios para que os transportes comecem a ser distribuídos. A previsão é que em sessenta dias as ambulâncias estejam circulando "Iremos tornar o Samu um equipamento regional. Isso por que temos estudos que comprovam que quando as pessoas recebem atendimento adequado no primeiro momento do problema, a probabilidade de salvar aquela vida é muito maior. As ambulâncias já estão a disposição da secretaria de saúde e, no mais breve intervalo de tempo estará sendo utilizado pela população da região oeste", informou.

A regionalização do serviço do Sumu terá impacto direto no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). A intenção é criar uma sala de estabilização no Tarcísio para que alguns procedimentos possam ser realizados pelo serviço de referência no próprio hospital.

O secretário de Saúde, Domício Arruda, que acompanhou a visita da governadora ao HRTM, falou sobre as dificuldades para conseguir a regionalização e dos investimentos já alocados para a melhora no setor. "Não estamos medindo esforços. Já disponibilizamos 1 milhão e 600 mil reais para a reforma do Tarcísio Maia, mais 2 milhões também já estão assegurados, para a ampliação do Hemocentro. Estamos apenas resolvendo questões burocráticas do terreno para podermos começar os trabalhos. Com essa reforma o tamanho do Hemocentro deverá ser duplicado", declarou.

Ainda para o Tarcísio Maia, as autoridades destacaram a parceria com o município para ampliação do quadro de plantões e o retorno das cirurgias ortopédicas. O diretor do Hospital, Ney Robson, acredita que com essas melhorias o quadro tende a melhorar.

"Todos esses benefícios gera um incentivo a mais para que continuemos trabalhando em busca de um serviço de qualidade. Saber que os problemas estão sendo solucionados chega como um alívio para todos que fazem o Tarcísio Maia", disse.

FONTE:CORREIO DA TARDE

CORREIO DA TARDE

UPANEMA

Prefeita Maristela e ex- Jorge Luiz cada vez mais distantes

Em­bo­ra em Upa­ne­ma, os gru­pos li­ga­dos ao ex-prefeito Jorge Luiz e a pre­fei­ta Ma­ris­te­la Frei­re, ambos do PMDB es­te­ja di­vi­do, os lí­de­res ainda não co­mu­ni­ca­ram ofi­cial­men­te que não con­ti­nua­rão mais jun­tos.

Ape­sar da con­fir­ma­ção dos mo­ra­do­res do mu­ni­cí­pio de que a po­lí­ti­ca local ga­nhou novos con­tor­nos, a pre­fei­ta Ma­ris­te­la Frei­re (PMDB) disse que da parte dela não houve rom­pi­men­to e que tam­bém não houve ne­nhum co­mu­ni­ca­do ofi­cial do ex-prefeito Jorge Luiz. "Essa con­ver­sa de rom­pi­men­to só exis­te nas ruas, o que vem ocor­ren­do e uma dis­tan­cia­men­to na­tu­ral em con­se­qüên­cia do dia a dia de cada um", afir­mou a pre­fei­ta, re­co­nhe­cen­do, porém, que na prá­ti­ca exis­te um afas­ta­men­to.

Ma­ris­te­la afir­mou que não exis­tem jus­ti­fi­ca­ti­vas para rom­pi­men­to. "Con­ti­nuo no PMDB, o vice-prefeito é o primo de Jorge tam­bém, e man­ti­ve os car­gos de con­fian­ça do ex-prefeito", disse.

Ape­sar de apa­ren­tar co­mu­nhão com Jorge, a ex-prefeita cri­ti­cou os en­con­tros rea­li­za­dos entre o grupo do ex-prefeito com os li­de­ra­dos do ex-vereador Luiz Jairo.

Jorge Luís não quis se apro­fun­dar no as­sun­to. Ele se li­mi­tou a dizer que o re­la­cio­na­men­to com Ma­ris­te­la está "ar­ra­nha­do", mas não con­fir­mou o rom­pi­men­to.

Em­bo­ra, Ma­ris­te­la e Jorge ne­guem, o rom­pi­men­to dos dois é mais que con­su­ma­do. Al­gu­mas ati­tu­des dos dois tam­bém con­fir­mam o fim dessa alian­ça, como as reu­niões entre Jorge e Luiz Jairo, e con­vi­tes fei­tos por Ma­ris­te­la para o mesmo Luís Jairo - con­fir­ma­dos por ele - para en­con­tros po­lí­ti­cos.

Num epi­so­dio mais re­cen­te, a pre­fei­ta de Upa­ne­ma, Ma­ris­te­la Frei­re, quan­do, no dia 3 de março de 2011, ela foi acu­sa­da de não pres­tar in­for­ma­ções sobre a con­tra­ta­ção de mé­di­cos atra­vés do Pro­gra­ma Saúde da Fa­mí­lia no mu­ni­cí­pio, ale­gan­do que a pre­fei­ta teria re­ce­bi­do dois ofí­cios do MPF re­qui­si­tan­do tais dados e não havia re­me­ti­do. Fato atri­buí­do ao ex-prefeito Jorge Luiz, o que aca­bou fa­zen­do com que a pre­fei­ta en­vias­se res­pos­ta sobre o as­sun­to, afir­man­do que a pres­ta­ção de con­tas foi feita atra­vés da as­ses­so­ria ju­rí­di­ca, que teria pro­to­co­la­do sua de­fe­sa em 24 de se­tem­bro de 2010, ex­pli­can­do que não re­ce­beu tal so­li­ci­ta­ção do MPF e que não po­de­ria ser res­pon­sa­bi­li­za­da por pos­sí­veis ir­re­gu­la­ri­da­des na ges­tão pas­sa­da, já que as pro­fis­sio­nais acu­sa­das pres­ta­ram ser­vi­ço da ges­tão an­te­rior no pe­río­do de 2004/2005 e a pre­fei­ta Ma­ris­te­la as­su­miu em 2009. Di­zen­do assim que a res­pon­sa­bi­li­da­de era do ex-prefeito Jorge Luiz e não sua.

Se­gun­do as­ses­so­ria da pre­fei­ta as acu­sa­ções aca­ba­ram ge­ran­do des­gas­te de ima­gem e es­ti­mu­lan­do crí­ti­cas a ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal, ser­vin­do de ar­gu­men­to para al­gu­mas pes­soas, ali­men­ta­rem seu des­con­ten­ta­men­to com a pre­fei­ta.

O caso pro­me­te res­pos­ta do ex-prefeito que de­ve­rá se po­si­cio­nar sobre o as­sun­to, le­van­ta­do pela pre­fei­ta Ma­ris­te­la.


 FONTE:CORREIO DA TARDE

sexta-feira, 11 de março de 2011

ASSALTO , TIROTEIO E MORTE EM JUCURUTU-RN NA MANHÃ DE HOJE(10/03)

Tiroteio entre policiais e bandidos hoje pela manhã na cidade de Jucurutu, deixa um bandido morto e policiais feridos.  dando contas de que pelo menos 04 bandidos planejavam assaltar estabelecimento comercial naquela cidade.Policiais que realizavam uma operação em Jucurutu foram atacados pelos bandidos com tiros e os policiais identificados por Cabo César e Soldado Smith haviam sidos atingidos e acabam de dar entradas no Hospital Regional de Caicó.
bandido morto durante tiroteiro
O policial Smhit passou por uma cirurgia ainda em caicó depois transferido para Natal em um helicoptero da polícia, seu estado de saúde é grave, segundo o medico Dr. Gabriel ele perdeu cerca de 2 litros de sangue.
 
veiculo ultilizado pelos bandidos
Informações é que os elementos estavam em um veículo Celta de cor preta portas de placa MYK 7295, Currais Novos/RN. Dentre os elementos foi identificado o bandido conhecido como “Jordão” que é albergado do presídio Pereirão em Caicó, imediatamente os policias acionaram reforço da 3ªCia.
O bandido conhecido por Jordão acabou não resistindo aos ferimentos e morreu no local e ainda um outro elemento teria sido baleado mas ainda não foi encontrado.

ASSALTO AO POSTO ZÉ DA VOLTA NA BR-304

Na noite de ontem(09/03) por volta das 23:50hs; quatro elementos em duas motos chegaram no posto Zé da volta que fica localizado na BR-304 entre Assu e Mossoró e anunciaram o assalto levando alguns pertences das vitimas, no momento em que acontecia o assalto, chegava ao posto para abastecer um veiculo tipo L200 com um paredão de som que foi levado pelos elementos.
Segundo informações do COPOM é que o motorista da L200 não soube da mais detalhes do veiculo pois o mesmo era emprestado.
A policia foi acionada e fez algumas diligências mais sem êxito.

terça-feira, 8 de março de 2011

PREFEITA MANDA DESLIGAR SOM DO EX PREFEITO JORGE LUIZ

Extraida do blog do Zé.

 leia...

Alguém confirma?

Todos nós sabemos que durante o período de carnaval é normal uma galera de amigos se juntarem junto aos “paredões” para festejarem. Aqui em Upanema não é diferente, podemos até nos orgulhar que, entre os vários paredões dos filhos de nossa terra aparecem o de Celinho, como o mais conhecido e sendo referencia em qualidade e potencia de som em toda região. Pois bem, uma fonte me informou que ontem, em plena segunda feira de carnaval veio uma ordem para que o paredão de Celinho fosse desligado. E ai? Se realmente aconteceu este episodio, que carnaval é este?


CONFIRMADISSIMO
Zé não só confirmo como tambem eu afirmo.
Realmente essa foi uma falta de respeito das grandes por parte da prefeita mandar a  polícia militar  desligar o paredão de som "o rapozão". Como todos nós sabemos  que  " o rapozão" sempre foi uma atração do carnaval de Upanema.

Minha opinião:
Essa atitude de pedir o desligamento do som, causou uma revolta muito grande nos foliões   presentes. Poderia ter mando a produção do evento  pedir aos responsáveis pelo som o desligamento do mesmo,  com certeza tinha sido desligado da mesma forma, só que acharam melhor ocupar a  policia militar. Na minha opinião foi uma falta de consideração muito grande com o ex prefeito Jorge Luiz e seu irmão Celinho, eles  não mereciam  uma  covardia tamanha dessa.

RETOMANDO AS ATIVIDADE


Quase dois meses  distante da terrinha, retorno a minha querida Upanema para vir passar o carnaval com a família e aproveitar para rever alguns amigos que moram em outras cidades. 

Desde já, peço desculpas aos leitores deste humilde blog e ao mesmo tempo justificar a minha ausência. Pois bem, estou em Fortaleza fazendo um tratamento de saúde com meu filho que vai fazer apenas quatro meses de vida, o mesmo foi vítima de negligência médica na hora do parto, por conta dessa tragédia irei  continuar na capital cearense por algum tempo buscando  a cura de meu Guilherme Samir.

Agradeço a DEUS pela coragem de batalhar pela vida de meu filho e a compreensão de todos os amigos leitores e ouvintes do jornal da liberdade, portanto, quero dizer que em breve estarei retomando as minhas atividades normais.