sábado, 3 de julho de 2010

BR 110, MATÉRIA RETIRADA DO JORNAL NOMINUTO

BR-110 RECEBERÁ OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO NO RN
EDITAL DE LICITAÇÃO FOI PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DESTA TERÇA (30). A PAVIMENTAÇÃO COMPREENDE TRECHO ENTRE MOSSORÓ, UPANEMA E CAMPO GRANDE.

Por Carla Cruz

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), publicou nesta terça-feira (30) no Diário Oficial da União edital de licitação para execução das obras de pavimentação e melhorias do traçado da BR-110/RN, trecho de 77,9 km, entre os municípios de Mossoró, Upanema e Campo Grande.

O investimento previsto é de R$ 90 milhões, assegurados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), lançado ontem (29) em Brasília pelo presidente Lula.

O lançamento do edital de licitação nº 96/2010 aconteceu ontem no auditório da Câmara Municipal de Upanema. Na ocasião, o superintendente Regional do DNIT, Fernando Rocha, esclareceu que dada a ordem de serviço, o prazo previsto de conclusão da obra é de dois anos, mais que é provável que termine antes.
"O DNIT/RN já tem experiência no processo de desapropriação de terras e licenciamento de jazidas para agilizar o processo", destaca Fernando. Segundo ele, o órgão terá que negociar aproximadamente 80 desapropriações antes de construir a rodovia.

A BR-110 teve sua implantação inicial em 1957, compreendendo desde Areia Branca (RN) até Patos (PB). No final da década de 70, o trecho de Areia Branca até Mossoró foi pavimentado, e no restante, ao longo dos anos houve apenas pequenas intervenções de benfeitorias. A população espera a pavimentação dessa rodovia há aproximadamente 40 anos.
O subtrecho compreende ao entroncamento da BR 304-B/entroncamento RN 233 (Campo Grande), segmento do km 51,3 ao km 129,3, com construção de de duas pontes e todos os bueiros. A BR-110 terá a largura de 9,5m e será construída com asfalto CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), com acostamento na mesma altura da pista principal e sinalização vertical e horizontal.
A “Estrada do Sal”, como é conhecida, é de grande importância para a região Oeste, com uma cultura de cajueiros concentrados entre os rios Apodi e Piranhas, sendo responsável por 66% de área colhida no Estado e a concentrada atividade de exploração de petróleo e sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário