quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Descaso da prefeita Maristela leva professores a ameaçarem greve

O Sin­di­ca­to dos Ser­vi­do­res Pú­bli­cos Mu­ni­ci­pais de Upa­ne­ma - SIND­SER­PUP rea­li­zou na manhã da ul­ti­ma segunda-feira (31), no ple­ná­rio da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Ve­rea­do­res, mais uma reu­nião para dis­cu­tir as­sun­tos de in­te­res­se da ca­te­go­ria. Os prin­ci­pais temas de­ba­ti­dos foram a pos­si­bi­li­da­de da ca­te­go­ria de pro­fes­so­res de­fla­grar uma greve já no iní­cio do ano le­ti­vo. Discutiu-se in­clu­si­ve uma pa­ra­li­sa­ção en­vol­ven­do todas as ca­te­go­rias que não estão re­ce­ben­do rea­jus­te dos sa­lá­rios, nem es­ta­riam re­ce­ben­do o be­ne­fi­cio da pro­du­ti­vi­da­de.

Ficou de­ci­di­do que as dis­cus­sões e reu­niões con­ti­nua­rão pelas pró­xi­mas duas se­ma­nas, até o ini­cio da Se­ma­na Pe­da­gó­gi­co que terá ini­cio no dia 7 de fe­ve­rei­ro. Caso as ne­go­cia­ções com a pre­fei­ta Ma­ris­te­la Frei­re (PMDB) não avan­cem a ca­te­go­ria en­tra­rá em greve e não ini­cia­rá o ano le­ti­vo de 2011.

De acor­do com Ro­se­mary Ca­bral que pre­si­de o SIND­SER­PUP, a maior di­fi­cul­da­de dos ser­vi­do­res seria o fato da pre­fei­ta não abrir es­pa­ço para ne­go­cia­ções em torno do rea­jus­te sa­la­rial. "Essa in­tran­si­gên­cia da pre­fei­ta está fa­zen­do com que os ser­vi­do­res mu­ni­ci­pais amea­çam ini­ciar uma greve por tempo in­de­ter­mi­na­do em todas as re­par­ti­ções mu­ni­ci­pais", disse a pre­si­den­te. De acor­do com re­la­to da di­re­to­ria do Sin­di­ca­to, a pre­fei­ta Ma­ris­te­la não tem de­mons­tra­do ne­nhu­ma dis­po­si­ção em abrir dia­lo­go para tra­tar das rei­vin­di­ca­ções da ca­te­go­ria, fato que tem ge­ra­do in­sa­tis­fa­ção na ci­da­de.
 
Além da falta de rea­jus­te sa­la­rial, os ser­vi­do­res eles tam­bém re­cla­mam da falta de con­di­ções de tra­ba­lho em al­gu­mas áreas como a edu­ca­ção e lim­pe­za da ci­da­de e a falta de dis­po­si­ção por parte da pre­fei­ta para dia­lo­gar sobre o as­sun­to, já que essa ques­tão já vem sendo de­ba­ti­da pelos ser­vi­do­res há mais de dois anos, sem que a pre­fei­ta tenha es­bo­ça­do ne­nhum in­te­res­se em so­lu­cio­nar a si­tua­ção. "Há mais de dois anos es­ta­mos ten­tan­do sem su­ces­so uma au­diên­cia para tra­tar do rea­jus­te. Além da falta de rea­jus­te, nós não con­se­gui­mos se­quer uma au­diên­cia com a pre­fei­ta para de­ba­ter o as­sun­to. A pre­fei­tu­ra sem­pre alega que não tem con­di­ções, mas acre­di­ta­mos mesmo que é que falta von­ta­de por parte da ad­mi­nis­tra­ção", disse a pre­si­den­te do Sind­ser­pup.
 
Os sin­di­ca­lis­tas in­for­ma­ram ainda que os pro­fis­sio­nais da área da Saúde estão sem re­ce­ber as gra­ti­fi­ca­ções desde o mês de se­tem­bro de 2010. "Já ten­ta­mos au­diên­cia com a pre­fei­ta desde julho de 2010, quan­do foi sus­pen­so o pa­ga­men­to da pro­du­ti­vi­da­de de todos os ser­vi­do­res da saúde, mas nunca somos aten­di­dos ou quan­do somos re­ce­bi­dos as ne­go­cia­ções não avan­çam em nada.

Já en­via­mos ofí­cios, mas não adian­ta. Isso tem nos le­va­do a co­gi­tar a pos­si­bi­li­da­de de pa­ra­li­sa­ção das ati­vi­da­des", disse a pre­si­den­te do Sin­di­ca­to, acres­cen­tan­do que na manhã de ontem a ques­tão che­gou até o pro­mo­tor Flá­vio Ser­gio Pon­tes, que ga­ran­tiu abrir um in­qué­ri­to para in­ves­ti­gar o caso.
 
Ela disse ainda que sobre o Plano de Car­gos, Car­rei­ra e Sa­lá­rios, o sin­di­ca­to afir­ma que o pro­je­to es­ta­va tra­mi­tan­do na Jus­ti­ça, mas que foi fir­ma­do um acor­do entre a ca­te­go­ria e a pre­fei­tu­ra de que o caso fosse ar­qui­va­do e uma ne­go­cia­ção entre as par­tes ha­ve­ria in­for­mal­men­te, no en­tan­to a Pre­fei­tu­ra não cum­priu a sua parte no acor­do e o PCCS ainda não foi de­fi­ni­do, mesmo já tendo sido san­cio­na­do pelos ve­rea­do­res, já que a pre­fei­ta Ma­ris­te­la Frei­re de­ci­diu pelo vetar o pro­je­to. "Gos­ta­ría­mos de avan­çar nes­sas ne­go­cia­ções e ga­ran­tir nos­sos di­rei­tos sa­la­riais, mas in­fe­liz­men­te a pre­fei­ta não quer co­la­bo­rar, por­tan­to se não hou­ver qual­quer en­ten­di­men­to fa­re­mos uma nova greve no mu­ni­cí­pio", as­se­gu­rou a pre­si­den­te.

Fabiano Souza

CORREIO DA TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário